Novos Paços do Concelho – Câmara Municipal

Anteriormente instalada na Casa Rojão (situada numa das artérias da Praça de Santo António), a Câmara Municipal passou, a partir de 1869, a ocupar um edifício próprio, de feição neoclássica, construído na nova Praça da Liberdade da vila pelo mestre arquiteto Manuel Joaquim dos Santos Galhordas. Edifício constituído por três corpos bem demarcados, apresentando o corpo central um átrio aberto por cinco arcos de volta inteira assentes em colunas, a que se acede através de uma ampla e dupla escadaria que se abre lateralmente. De realçar neste conjunto a fachada principal do edifício, rematada por frontão triangular que, no tímpano, apresenta as armas do concelho.

Curiosidade:

A construção dos novos Paços do Concelho esteve envolta em aguerridas opiniões sobre o melhor local para a sua edificação. A grande maioria dos vereadores de Manuel Papança era a favor da sua construção nas imediações da Praça de Santo António, alegando que o local “é sem dúvida o mais próprio e competente para esta edificação, por ser um ponto central e dos mais concorridos desta vila e por isso preferível a qualquer outro”. Visionário e resoluto nas suas convicções, Manuel Papança conseguiu, poucos meses depois, que a vereação alterasse o sentido de voto e decidisse pela construção da nova Câmara no rossio da vila – a futura Praça da Liberdade. Nascia aqui um novo conceito urbanístico para a nova vila.

Horário:

dias úteis, 09h00-17h30